terça-feira, 17 de maio de 2011

SOS Casas de Acolhida

O SOS Casas de Acolhida surgiu em 1993 devido à necessidade de um local para abrigar crianças vítimas de violência doméstica, que muitas vezes permaneciam hospitalizadas por falta de local adequado para protegê-las. Hoje, há 25 crianças entre zero e seis anos de idade na unidade de acolhimento de Porto Alegre, no bairro Cristo Redentor, e 23 na unidade de Canoas, no bairro Estância velha. Também em Canoas, desde 2008, funciona a Casa Lar, um abrigo permanente onde são acolhidas oito crianças e adolescentes.
          A entidade faz um trabalho para que as crianças possam superar os traumas, desenvolver suas potencialidades, elevar sua autoestima e construir um futuro mais positivo e pacífico. Elas são acolhidas, ganham cuidados médicos, acompanhamento psicológico e com assistente social e recebem a proteção que precisam até a decisão judicial, que pode ser voltar para a sua família de origem, ficar com um parente próximo, ser adotada ou ainda ir para uma Casa Lar. Lá, elas passam a constituir uma família social, cuidada por uma mãe social, assegurando seu direito à convivência familiar
Para manter as três unidades, que atendem ao todo 56 crianças, há um convênio com as prefeituras de Porto Alegre e de Canoas. No entanto, o valor repassado é pouco para suprir todas as despesas. Para isso, o SOS Casas de Acolhida conta com diversos tipos de contribuições. Veja abaixo como você pode ajudar.
- Sendo um sócio da paz ou sócio-colaborador. Você contribui mensalmente com a quantia que desejar. Ao preencher o cadastro no site www.acolhida.org.br/como-ajudar/socio-colaborador, um DOC (com o valor em branco) será enviado pelo correio para você estipular quanto doará mensalmente.
- Participando do projeto do governo do Estado “Nota solidária”. Há poucos postos de arrecadação de notas fiscais, então você pode pegar uma caixinha na sede administrativa (Rua Miguel Tostes, 575, em Porto Alegre), colocar em um estabelecimento comercial e se responsabilizar em recolhê-las. Você pode também ajudar na digitação das notas fiscais. Depois de fazer um treinamento, é possível baixar o programa no seu computador e fazer as digitações em casa. Com esse trabalho, o governo do Estado repassa dinheiro à instituição. 
- Participando do Nhoque Solidário, no dia 29 de maio, no restaurante Becco (Rua Borges de Medeiros, 3120, em Porto Alegre). Toda a renda será destinada à entidade. Os convites estão disponíveis na sede administrativa, no valor de R$ 39.  Para mais informações acesse o site www.acolhida.org.br ou ligue para (51) 3335-1333. 
- Doando roupas, materiais escolares, alimentos, fraldas, brinquedos, calçados, produtos de limpeza e de higiene. Mas o que mais falta, principalmente em Canoas, são itens como fralda, leite, carne, frutas e verduras.
Fazendo uma doação direta aos SOS Casas de Acolhida: Caixa Econômica Federal - agência 0435 - conta corrente 003.2497-0.
- Contribuindo para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcriança), principalmente em Canoas. Veja como é feito no www.acolhida.org.br/como-ajudar/fundo-da-crianca e ouça no áudio a seguir. 
E assim como qualquel casa, há muitos gastos com a manutenção. Há um projeto de revitalização da Casa Lar para fazer um espaço com computador, lugar para estudar, área de lazer, jardim, horta, churrasqueira. Tudo isso para melhorar a convivência familiar. Nas casas de apoio também é preciso fazer melhorias nas cozinhas, nas lavanderias e arrumar um espaço de recreação coberto na rua. Mas os gastos com itens básicos (principalmente em Canoas, onde são recebidas poucas doações) acabam não deixando esses projetos irem a diante. De acordo com Sonia Bagatini, psicóloga e assessora da diretoria, as unidades de Canoas são muito mais necessitadas que a de Porto Alegre: “O valor que a prefeitura nos repassa é bem mais baixo que o de Porto Alegre, a população de lá tem uma mentalidade de não participar. É preciso fazer um trabalho muito intenso lá na sociedade de Canoas”, conta ela.

Um comentário:

Nuno disse...

Muito bom o blog Lou, ta de parabéns!!!
Galera vamo ajudaaa...