terça-feira, 17 de maio de 2011

Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul

O Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI/RS) foi o primeiro local visitado para dar início ao blog. Em quase vinte anos de existência, já foram atendidos 1457 pacientes. O centro de apoio fica na Rua Francisco Ferrer, 276, em Porto Alegre, próximo ao Hospital de Clínicas. E é na unidade de Oncologia Pediátrica desse hospital que crianças e adolescentes recebem todo o tratamento contra o câncer. A média de crianças que saem clinicamente curadas ultrapassa os 70%, índice igual aos alcançados nos Estados Unidos e na Europa.
        O ICI/RS não tem mantenedores. Tudo é conseguido por meio de doações, eventos e projetos. São realizados cerca de 80 atendimentos por mês, então o que chega sai rápido. Muitas vezes faltam itens básicos, que são comprados com o dinheiro arrecadado. No momento, o instituto está precisando de produtos de higiene, como sabonete, desodorante, shampoo, creme dental, absorvente e fralda. Também faltam latas de leite em pó e casacos quentes para criança. Outra necessidade é de calcinhas e cuecas infantis, que precisam ser novas devido à baixa imunidade das crianças. E faltam roupas de meninos, já que geralmente eles as estragam mais facilmente.
Você pode ajudar ainda participando dos eventos realizados para angariar fundos. O brechó acontece todos os últimos sábados do mês, das 9h às 16h, no térreo da sede. No dia 30 de junho, às 20h, haverá um jantar na Associação Leopoldina Juvenil. No dia 27 de agosto acontecerá o Mac Dia Feliz, no qual todo o dinheiro da venda do Big Mac é revertido para a instituição. No dia 30 de outubro ocorrerá no Parcão a Corrida pela Vida. Pelo site www.ici-rs.org.br ou pelo telefone (51) 3331-8704 é possível obter mais informações sobre os eventos.
O ICI/RS conta também com o projeto "Nota Solidária", do governo do Estado. As notas fiscais arrecadadas são organizadas pelos voluntários, que separam por valor, montam os lotes e as digitam. É possível baixar o programa em um computador pessoal e fazer as digitações em casa. 
O centro de apoio tem uma estrutura que proporciona diariamente atividades recreativas, tratamento odontológico, auxílio na compra de medicamentos, distribuição de cestas básicas e vestuários. Há 45 funcionários e 370 voluntários quem atuam no local. Ouça o áudio a seguir:
Voluntárias organizam roupas 
O Hospital de Clínicas comporta 27 leitos. Ainda há pacientes que fazem quimioterapia, mas não estão internados. Eles ficam na casa de apoio, localizada no pátio do hospital, onde há 54 vagas para acomodar as famílias de pacientes que vêm de todo o Estado. Há voluntárias que fazem a triagem das roupas para serem doadas a essas famílias e às crianças ou serem vendidas no brechó. “O que vai para o brechó é aquilo que nao serve para as famílias, como sapato  de salto, roupa de festa, vestidos sofisticados. As nossas mães precisam de moletom, calça jeans, camisetas, sapatos baixos, tênis”, conta Nelci Paixão, voluntária há 14 anos.    
        Felizmente, não faltam pessoas dispostas a serem voluntárias. Elas são selecionadas em março e setembro e recrutadas conforme a necessidade da instituição. Nas reuniões de março cerca de 120 pessoas compareceram. Conforme Caroline Martins, Coordenadora dos Voluntários do ICI/RS, é preciso uma triagem, pois há pessoas que querem trabalhar na recreação, por exemplo, mas já passaram por algum problema de câncer na família e choram só de ver o vídeo institucional: “De cada dez pessoas que procuram o instituto, oito são mulheres e cinco tiveram casos de câncer na familia”, afirma ela.



6 comentários:

Néviton Orsino disse...

Muito bom o blog, parabéns pela iniciativa Lou.

Rodrigo Gil disse...

Oiii! Parabéns pela iniciativa! Ta lindão o blog! Sucesso e conto contigo para futuras parcerias! Adorei! Beijos! =D

Tiago Lemes disse...

Parabéns Louise pelo trabalho, visão visionária. Esta idéia de usar a rede para algo realmente significativo é uma grande inspiração e passo, para o uso inteligente desse recurso muitas vezes limitado em interesses individualistas e superficiais, nos colocando em reflexão sobre o nosso uso das relações virtuais e nosso papel social.

Anônimo disse...

Parabéns Louise!
A ideia do blog é espetacular e com certeza irá contribuir para que muitas pessoas saibam onde e como ajudar.
Abraços.
Ps. Vou me informar sobre o programa das notas fiscais...até o dia de hoje iam parar no lixo...

Júlia Otero - BAND TV disse...

Olá,

Sou produtora da Band TV e temos um quadro no jornal de sábado chamado "Cidadão Legal", que mostra a história de algum voluntário específico que desenvolva um trabalho social bacana. É uma forma de incentivar que outras pessoas também façam voluntariado. Caso você tenha alguma sugestão de "Cidadão Legal", peço a gentileza de que me envie por e-mail. Devido ao grande número de mensagens diárias, por favor coloque no assunto "CIDADÃO LEGAL" em caixa alta para ser mais fácil de achá-lo. Segue meu e-mail: jotero@band.com.br

Agradeço a atenção,
Júlia Otero
TV BAND RS
(51) 2101.0364

voluntariado online disse...
Este comentário foi removido pelo autor.